Eldopop ProgRock  -  http://eldopop.net.br/

 

Eldopop documentada.

A pretensão deste espaço é lançar alguma luz sobre o passado obscuro da rádio...

 


 

Texto copiado do site Wikipédia, em Dezembro de 2016 (https://pt.wikipedia.org/wiki/RadioBeat), que descreve a trajetória da rádio ZYZ-22.  Alguns trechos foram originalmente publicados na seção "Um pouco sobre a Eldopop...", deste site-eldo (eldopop.net.br), e posteriormente inseridos no artigo da Wikipédia, por desconhecido.

O editor deste site-eldo não necessariamente concorda com todas as informações abaixo e responsabiliza-se apenas por aquelas que foram copiadas da referida fonte.

 

Eldorado FM (1971-1973)

    Em 1971, foi inaugurada a Eldorado FM, a primeira rádio FM do Rio de Janeiro, ocupando a frequência 98,1 MHz. Comandada pelo disc-jockey Nilton Alvarenga Duarte, o Big Boy, o mesmo que dirigia a Rádio Mundial, notabilizava-se pela divulgação de música eletroacústica; mas, a maior parte da sua programação, era composta pelo então nascente rock progressivo e pelo hard rock, gêneros que, naquele tempo, não tinham muito espaço nas emissoras AM, mais voltadas para a música popular e comercial. Entre os artistas que eram executados na Eldorado, estavam bandas como Yes, Genesis, Gentle Giant, Tangerine Dream, Kraftwerk, Grobschnitt, entre outras. No começo dos anos 70, o broadcasting em FM estava começando no Brasil, em formato comercial (a primeira foi a rádio Imprensa, em 1955). Foi quando o Sistema Globo de Rádio teve carta branca para colocar no ar uma emissora do gênero. Capitaneada por Big Boy, o SGR idealizou a nascente Eldorado nos mesmos moldes das FM norte-americanas da época. No final dos anos 60, surgiam estações de rádio voltadas basicamente para a música, e esta seria, desde o princípio, a essência da faixa de FM.

 

Eldopop FM (1973-1978)

    A peculiaridade no começo das rádios FM residia no fato de que, em quase sua totalidade, elas operavam em caráter experimental. Como o lucro das rádio provinha do AM, o FM do começo dos anos 70 funcionava como uma espécie de "tubo de ensaio". Nesse espírito, Big Boy concebeu a Eldopop nos mesmos moldes das FMs norte-americanas: programação totalmente musical, diferenciando-se assim das demais frequências. No entanto, havia um detalhe importante: a Eldopop FM não poderia concorrer com a sua co-irmã, Mundial AM, também pertencente ao Sistema Globo de Rádio. Por conta disso, a Eldopop poderia tocar tudo, menos o que era executado na Mundial: pop e música ligeira em geral (* OBS. no final do texto). Foi a partir daí que a emissora pôde se moldar às rádios "jovens" americanas, com pouca locução e seleção musical baseada em rock sinfônico e progressivo. Como disk-jockey de prestígio, tanto no Brasil quanto no exterior, Big Boy era uma espécie de ponta-de-lança em novidades no âmbito do rock. Com uma discoteca formada por long-plays de rock progressivo, que sequer entravam em circuito comercial no Brasil, a Eldopop notabilizou-se pela programação diferenciada. Como acontecia com as FM do segmento "jovem" nos Estados Unidos, a Eldopop tocava sequências que perfaziam álbuns inteiros, com inserção de vinhetas ou notícias relâmpago. O rock progressivo e o hard rock, estilos que gozavam de grande prestígio no começo dos anos 70, tocavam durante toda a programação normal, de 19 horas diárias (de 07:00h da manhã, até 02:00h da madrugada). A rigor, eram quase 19 horas de muito som, todo dia, pois não havia locução ao vivo e eram raros os comerciais e as notícias. As músicas eram gravadas em fitas de rolo, em formato de "sequências", e havia fitas com álbuns inteiros, com mais de uma hora de audição ininterrupta. Tão logo entrou no ar em caráter experimental, a Eldopop começou a chamar a atenção de um número considerável de ouvintes, que passaram a ter a emissora como referência para um tipo de música que ainda buscava espaço no mercado fonográfico brasileiro. Muitos passavam a conhecer bandas de Krautrock, como Tangerine Dream, ou o progressivo italiano, como Banco del Mutuo Soccorso, através da Eldopop. Contudo, a rádio tinha uma política peculiar: não anunciava os nomes das músicas. Como diz Mário Henrique (Peixinho), ex-programador da Eldorado, no documentário The Big Boy Show: "Ela não dizia o nome das músicas. O povo ficava doido, querendo saber o nome das músicas, e a gente também não informava. Era o charme da rádio". A despeito da programação anti-comercial, a Eldopop gradativamente foi ganhando uma grande base de fãs e admiradores na cidade do Rio de Janeiro, justamente pelo seu caráter revolucionário e experimental, como uma espécie de trilha sonora dos tempos de "desbunde", em pleno começo dos anos 70. Com o tempo, a rádio passou a ser referência por estar sintonizada com o que havia de vanguarda musical naquela época, fazendo jus ao bordão "underground" propagado pelas vinhetas da emissora. Junto com a programação rock, a Eldopop tinha por obrigação manter pelo menos uma hora de música brasileira (das 20 horas às 21 horas). Contudo, a seleção musical também seguia a concepção "alternativa": a rádio tocava Zé Rodrix, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e outros nomes, que na época não tinham relação com o rock. Havia poucos nomes no rock brasileiro, com discos gravados. Raul Seixas, Mutantes e Rita Lee (na época, com a banda Tutti Frutti) eram os mais conhecidos.

 

Nota do editor deste site-eldo: lembro de umas poucas músicas que tocavam tanto na Mundial AM, quanto na Eldopop FM.

 


 

A seguir, trecho da resposta do administrador do site “Big Boy Rides Again”, ao colaborador Walter Saint Martin.

 

Embora várias fontes da internet citem 1971, como o ano em que a Eldopop entrou no ar, há uma confusão aí. O fato é que, neste ano, a Eldorado FM entrou no ar apenas como link da Eldorado AM. Só em 1973 a rádio se tornou efetivamente a Eldopop, com programação específica, sob o comando de Big Boy, e com foco em rock progressivo. Por outro lado, a primeira citação que encontramos sobre a Eldopop, nas crônicas de Big Boy, foi na coluna “Top Jovem” de 23.04.74, já publicada aqui no site "Big Boy Rides Again", que menciona a rádio como experimental. Ainda estamos apurando a data precisa, pois não encontramos o registro exato em nossos arquivos ou com nossas fontes. Nem mesmo o Peixinho, assistente de BB que o auxiliou na programação da rádio desde o início, lembra. Ele confirma apenas que ela começou em 1973.

 

Nota do editor deste site-eldo: Há consenso de que a Eldorado FM foi criada em 1971 e parece ter sido a primeira rádio FM, do Rio de Janeiro. No entanto, até prova contrária, concordo com a opinião acima, de que apenas em 1973 ela tornou-se a "legítima" Eldopop. Pelo que pude apurar em algumas pesquisas, foi em algum momento de 1973 que adotaram a programação quase inteiramente musical e começaram a tocar as "sequências".

 


 

2ª Edição da lista de sequências Eldopop

 

Em Maio/2005, recebi cópia (em papel) da lista a seguir, gentilmente cedida pelo ouvinte Claudio Oddone. Na ocasião, digitalizei as 12 folhas, juntei os arquivos em um pacote zip, e postei-o na área de arquivos compartilhados, do grupo eldo-yahoo. Não imagino por que, até hoje (Julho/2012), as imagens não estavam disponíveis aqui neste site-eldo. Então, apesar de bastante atrasada, aí vai...

 

 


 

Programa "Música Eletroacústica"

 

    Mais raridades desenterradas pelo ouvinte "Apenas Contribuindo", também autointitulado de "Maluco" (site do cara em http://eldo--pop.blogspot.com.br/).

    Se não me engano, este programa ia ao ar nos domingos, às 17:00h.